Crise no fornecimento de insumos: momento do produtor se planejar.

A combinação entre químicos e biológicos pode ser a melhor aposta do produtor para a crise de suprimentos que se anuncia.

A Agrivalle, empresa pioneira no segmento de bioinsumos no Brasil, tem acompanhado o avanço da crise de fornecimento de diversos insumos agrícolas, dentre eles os defensivos agrícolas químicos, e por isso traz um importante alerta ao produtor para que o mesmo garanta a produtividade na safra atual e na safrinha que em breve se inicia.
A crise energética que afeta a Ásia vem impactando o fornecimento de matérias primas para alguns importantes defensivos químicos hoje utilizados na agricultura brasileira. Tradicionais empresas do setor já posicionaram seus clientes que não entregarão alguns produtos adquiridos no começo do ano para a corrente safra, e outras já sinalizam que podem ter problemas no fornecimento de produtos para a safrinha.
Nesse sentido é necessário que o produtor busque alternativas para um melhor manejo da sua plantação para a safra atual e a próxima para não ter impactos em sua produtividade. Por essa razão, para o agricultor que possui todo produto necessário para a safra corrente na sua fazenda, mas não tem para a safrinha, uma alternativa é associar o uso de produtos químicos ao dos produtos biológicos nas duas safras. Dessa forma ele pode garantir um efetivo controle tanto para a safra atual quanto para a safrinha.
O uso de produtos biológicos além de serem eficientes no controle de pragas e doenças, também podem contribuir aportando outros elementos à planta que proporcionam maior produtividade. Quando associados a produtos químicos, também reduz a pressão por resistência que esses alvos podem desenvolver com o passar das safras. Outros benefícios resultantes do uso de produtos biológicos é a recuperação de solos degradados, contribuindo com o aumento da disponibilidade de nutrientes essenciais para o crescimento das plantas.
Sem dependência de matéria prima importada da China ou de outros países, a Agrivalle tem suas soluções totalmente fabricadas em sua planta industrial localizada no interior de São Paulo. Dessa forma a empresa é uma importante aliada do produtor nesse momento em que ele mais precisa.
“Este é um momento que o agricultor precisa adotar uma estratégia inteligente de manejo de sua lavoura. Recomendamos nesse momento de crise a associação do uso de defensivos químicos ao de biológicos. Além de liberar parte dos produtos que seriam usados nesta safra para a safrinha que se aproxima, ele ainda poderá aproveitar todos os benefícios proporcionados por um produto biológico em sua lavoura” orienta Everton Molina Campos – Diretor de Marketing da Agrivalle.
Atualmente no portfólio da Agrivalle, existem diversas soluções que podem atender às necessidades de manejo do agricultor rural associado a um produto químico, dentre eles: Shocker (biofungicida único e pioneiro na mistura de fungos e bactérias); Gr-inn e Auin (inseticidas à base de Metarhizium e Beauveria Bassiana).
“Um dos destaques da empresa para o manejo químico e biológico é o Twixx-A, produto recentemente lançado pela Agrivalle, é o primeiro biofungicida multissítio com duas bactérias de fácil aplicação e com amplo espectro de controle para doenças foliares”, conta Everton. Como ação, Twixx-A proporciona controle e proteção, para que a planta esteja melhor preparada para o combate de patógenos, possuindo em sua composição, as bactérias (Bacillus amyloliquefaciens e Bacillus amyloliquefaciens), que auxiliam no manejo de resistência de doenças como antracnose, mancha-branca e mancha-alvo.
O manejo associando produtos químicos e biológicos não deve ficar apenas para essa safra como enfatiza Everton: “nos últimos anos, a falta ou a grande oscilação de preço de produtos químicos no mercado vem se tornando constante. Alguns anos atrás, a nova legislação ambiental da China culminou no fechamento de muitas fábricas poluidoras pelo governo, impactando no fornecimento de produtos para a agricultura brasileira. Esse ano o problema é a questão de energia! Qual será o próximo? Por essa razão é preciso que o produtor esteja aberto a utilizar novas formas de manejo, de forma a garantir a sanidade de sua lavoura, bem como agregar outros benefícios a todo ecossistema como é o caso dos produtos biológicos” finaliza.
 
ATENÇÃO: Este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente; uso agrícola; consulte sempre um agrônomo; informe-se e realize o manejo integrado de pragas; siga as orientações da bula para o descarte correto das embalagens e restos ou sobras de produtos; leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo e na bula ou faça-o a quem não souber ler; e utilize equipamentos de proteção individual. Venda sob receituário agronômico.

Posts Relacionados

Agrivalle e Ginkgo Bioworks firmam parceria estratégica plurianual para acelerar produtos biológicos agrícolas de última geração.

BRASIL e BOSTON, Massachusetts – 20 de novembro de 2023 – Agrivalle, empresa brasileira líder em produtos biológicos agrícolas, anunciou hoje uma nova parceria com ...
Leia mais →

Sustentabilidade do planeta e da agricultura – uma via de mão dupla

Nos últimos anos, a sustentabilidade do planeta se transformou em uma das principais pautas no agronegócio em todo o mundo. O tema passou a ser ...
Leia mais →

Os bioinsumos no futuro da agricultura

Os insumos biológicos desempenham um papel determinante no futuro da agricultura, pois oferecem uma alternativa sustentável aos fertilizantes químicos e pesticidas convencionais. Este diferencial pode ...
Leia mais →