Sustentabilidade do planeta e da agricultura – uma via de mão dupla

Nos últimos anos, a sustentabilidade do planeta se transformou em uma das principais pautas no agronegócio em todo o mundo. O tema passou a ser estratégico no setor em função dos impactos da atividade agrícola no meio ambiente, e vice-versa. De um lado temos a forte dependência dos mais variados recursos naturais por parte da agricultura, do outro, os reflexos que a gestão inadequada da atividade gera no entorno da lavoura e, às vezes, além. 

Ainda existe uma divisão no setor, com empresários que se esforçam para que suas lavouras sejam amigáveis com o meio ambiente e outros que ignoram a importância de promover a agricultura sustentável. Vale ressaltar que, na maioria das vezes, esta posição mais conservadora está relacionada ao desconhecimento. No entanto, uma parcela significativa do agro já abraçou as vantagens que o meio ambiente saudável traz para a operação e os resultados, bem como a responsabilidade sobre os prejuízos que seu negócio pode trazer para a sustentabilidade do planeta.

O ponto onde a agricultura e a consciência ambiental se encontram representa uma espécie de proporção áurea para a produção de alimentos a longo prazo, afinal, para que a atividade agrícola seja viável no futuro, precisamos de água e solos saudáveis, além de condições climáticas favoráveis.

Sustentabilidade do planeta em parceria com a agricultura

Na relação entre agricultura e meio ambiente, há uma troca rica, uma contribuição mútua que nem sempre é destacada nas discussões sobre o tema. Quando praticada de forma tradicional, a atividade agrícola, de fato, coloca em risco a sustentabilidade do planeta. Mas, quando a agricultura sustentável entra em cena, vemos que as vantagens correm em mão dupla, beneficiando a produção de alimentos e o meio ambiente.

A questão da biodiversidade é um bom exemplo para ilustrar esta dinâmica. A preservação ambiental pressupõe proteger as formas de vida presentes na natureza. A agricultura tradicional, entretanto, busca eliminar tudo o que coloca a plantação em risco, lançando mão de recursos que, muitas vezes, atacam mais do que a ameaça em foco. Já a agricultura sustentável, busca fazer o controle de pragas e doenças com bioinsumos. Eles são menos agressivos e focam mais em equilibrar as condições de vida no solo que em, simplesmente, eliminar patógenos sem considerar os efeitos colaterais.

Quando uma área de cultivo adota o biocontrole, além de uma série de benefícios práticos para a produção de alimentos, ela contribui com a sustentabilidade do planeta ao preservar as diferentes formas de vida presentes em seu solo. Em paralelo, o mantém em equilíbrio, deixando aberta a possibilidade de cultivo para outras culturas, ou seja, mais uma contribuição para a biodiversidade. 

Construção do futuro 

Cada passo que damos para trás na preservação ambiental é um retrocesso na construção do futuro da agricultura. O paradoxo é que, entre todos os setores produtivos, o agronegócio é um dos que mais se beneficia da sustentabilidade do planeta.

Enquanto a indústria da moda e a automobilística precisam fazer altíssimos investimentos e enfrentar mudanças de paradigmas, o caminho é bem mais conhecido e seguro para quem atua na produção agrícola. Veja como a revenda e a reforma de roupas usadas, por exemplo, já repercute no setor de vestuário. A economia circular já é tão consistente neste mercado que grandes marcas estão criando novos processos para integrar este movimento. Na agricultura, a história é outra.

Como falamos antes, a sustentabilidade do planeta alimenta o agro, mais que isso, as práticas amigáveis com o meio ambiente contribuem com a produtividade de hoje e com as boas condições de plantio do futuro. Portanto, o que falta para a sua lavoura aproveitar todas estas vantagens?
Nós, da Agrivalle, estamos à sua disposição para ajudar com os primeiros passos. Nossa equipe vai te orientar a transformar o manejo de sua lavoura, garantindo a produtividade e a saúde do solo a longo prazo. Entre em contato com a gente.

Posts Relacionados

Agrivalle e Ginkgo Bioworks firmam parceria estratégica plurianual para acelerar produtos biológicos agrícolas de última geração.

BRASIL e BOSTON, Massachusetts – 20 de novembro de 2023 – Agrivalle, empresa brasileira líder em produtos biológicos agrícolas, anunciou hoje uma nova parceria com …

Leia mais →

Sustentabilidade do planeta e da agricultura – uma via de mão dupla

Nos últimos anos, a sustentabilidade do planeta se transformou em uma das principais pautas no agronegócio em todo o mundo. O tema passou a ser …

Leia mais →

Os bioinsumos no futuro da agricultura

Os insumos biológicos desempenham um papel determinante no futuro da agricultura, pois oferecem uma alternativa sustentável aos fertilizantes químicos e pesticidas convencionais. Este diferencial pode …

Leia mais →