Have you ever imagined what comes beyond sustainable? Discover Regenerative Systems

As transformações do macroambiente, seja por questões sanitárias, fatores  geopolíticos ou a evolução constante do pensamento sustentável e consumo consciente,  impactam diretamente na produção e condução das atividades agrícolas. 

Quando falamos em sustentabilidade, podemos pensar em um longo processo  histórico que demandou e vem exigindo cada vez mais um amadurecimento da consciência humana para lidar com a grande velocidade do desenvolvimento econômico e tecnológico, que se não for bem gerido e utilizado de maneira consciente, pode tornar os desastres  ambientais cada vez mais frequentes. 

De uma maneira geral, um dos principais paradigmas do agronegócio está na  utilização de recursos naturais e a relação que este uso tem com a preservação da  biodiversidade e dos ecossistemas. Nesse sentido, esse novo olhar para a forma de  produzir consolida novos modelos de negócios por meio de oportunidades com inovações disruptivas para a agricultura mundial, onde o manejo sustentável se alia à capacidade produtiva. Assim, é pautado em uma visão integrada do meio ambiente e da produção, impactando diretamente na competitividade do agro brasileiro de modo que se torna estratégico para agricultores interessados em manter ou melhorar sua rentabilidade

 

Rumo a uma agricultura cada vez mais sustentável 

Novos modelos de produção baseados em ações que protejam a natureza e a saúde animal e humana estão se tornando cada vez mais relevantes. Dessa forma, a  implementação de sistemas regenerativos tem potencial para liderar a transformação produtiva para além de uma atitude sustentável. Baseados na restauração da natureza, podem tornar a agricultura uma solução para os problemas ambientais, agregando vida ao ecossistema para que o ambiente possa expressar sua capacidade de regeneração e estruturação, impulsionando a construção de uma melhor qualidade de vida no planeta. 

O uso racional dos recursos da natureza, a redução de agroquímicos e a  incorporação de produtos biológicos que realizam a manutenção de microrganismos  benéficos ao desenvolvimento e proteção das culturas são alguns dos pilares da  regeneração, o que aumenta a biodiversidade do sistema produtivo como um todo, por meio da vida como fonte geradora de vida. Como consequência, ultrapassa o manejo  sustentável, trazendo não só resiliência ambiental como, também econômica. 

O amplo alcance dos sistemas regenerativos

Incorporar uma consciência sustentável ao manejo das lavouras é estratégico para o agronegócio brasileiro. 

A partir de uma visão ampla sobre como os sistemas regenerativos podem gerar impactos positivos para as mais diversas esferas da sociedade e do planeta, entendemos  que esse novo modelo de produzir possibilita uma relação mais harmônica entre os  indivíduos, a natureza e as diferentes áreas da atuação humana, uma vez que enxerga o  ecossistema com uma conexão mais profunda entre as diferentes formas de vida e o  patrimônio natural que será deixado para as gerações futuras.

Além disso, é preciso ter em mente que parte fundamental da regeneração dos  modelos de produção é o solo, responsável pelos serviços ecossistêmicos imprescindíveis  para a continuidade da vida. Manter a fertilidade e a saúde do solo requer um esforço de  gestão consciente que traz ganhos desde o produtor até o consumidor final. Chegou a hora e a vez de uma nova visão produtiva sustentável e você não deveria ficar de fora! 

 

O texto Você já imaginou o que vem além do sustentável? Conheça os Sistemas  Regenerativos foi escrito por:

Marcos Fava Neves é Professor Titular (em tempo parcial) das Faculdades de Administração da USP em Ribeirão Preto e da EAESP/FGV em São Paulo, especialista em planejamento estratégico do agronegócio.  

Vinícius Cambaúva é associado na Markestrat Group, formado em Engenharia Agronômica pela FCAV/UNESP e aluno de mestrado na FEA/USP em Ribeirão Preto – SP. 

Beatriz Papa Casagrande é consultora na Markestrat Group, graduada em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP e aluna de mestrado na FEA/USP em Ribeirão Preto – SP. 

Posts Relacionados

Agrivalle and Ginkgo Bioworks Enter Multiyear Strategic Partnership to Accelerate Next-Gen Ag Biological Products.

BRAZIL and BOSTON, Mass – Nov. 20, 2023 – Agrivalle, a leading Brazilian agricultural biologicals company, today announced a new partnership with Ginkgo Bioworks (NYSE: …

Leia mais →

Agrivalle Markets 11: October 2022

Outubro de 2022 marca o lançamento do nosso 11° resumo mensal com os fatos de destaque no agronegócio brasileiro e mundial no último mês começa …

Leia mais →

Registration of bioinputs – regulatory framework for bioinputs and adjustments to legislation

Embora o registro de bioinsumos no Brasil seja rápido e eficaz, ainda faz falta uma legislação específica. O termo “bioinsumos” envolve um amplo conjunto de …

Leia mais →